Arquivo /

Associação dos Arqueólogos Portugueses

O arquivo da Associação dos Arqueólogos Portugueses, AAP, é um conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, privada, no desempenho das suas atividades. Consulte o Regulamento e Preçário do Arquivo.

O fundo documental do Arquivo da Associação dos Arqueólogos Portugueses é constituído por 297 unidades de instalação (caixas) que se distribuem em 1838 registos ou documentos compostos. Os quais, se dividem nas seguintes tipologias: atas, correspondências, apontamentos, jornais, processos, diplomas, propostas, fotografias, etc. Destes documentos já existem 615 digitalizados perfazendo um total de 46.350 imagens.

O idioma dominante da documentação é o português. No entanto há também correspondência em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.

No conjunto do acervo o destaque vai para a documentação de finais do século XIX, nomeadamente as atas da Assembleia Geral da Associação. As primeiras datam de novembro de 1863 e revestem-se de um carácter único por serem o testemunho da criação da Associação e do Museu Arqueológico do Carmo; momentos chave da História da Arqueologia nacional do século XIX e XX. Para além disso há um alargado conjunto de correspondência, processos, propostas e fotografias com as mais variadas entidades nacionais e internacionais sobre o património móvel, imóvel e arqueológico nacional.

Este acervo da AAP é um fundo em expansão contínua, orientado para uma utilização interna, de apoio às atividades desenvolvidas pela Associação e pelo Museu. A consulta presencial está disponível para os associados da AAP e a todos os investigadores devidamente autorizados pela Direção da AAP. Os interessados deverão contactar o Arquivo através do seguinte email formulando os objetivos da consulta.

O fundo encontra-se em tratamento arquivístico e consequente digitalização, podendo consultar a base de dados aqui.

Estatutos

Estatutos e Regulamento interno da AAP

Ler mais...

Corpos Sociais

Estrutura hierárquica da AAP

Ler mais...

Secções

Secções que compõem a AAP

Ler mais...

PUBLICAÇÕES

...

Ler mais...

Biblioteca

Gestão de bases de dados bibliográficos

Ler mais...

Arquivo

Base de dados do Arquivo da AAP

Ler mais...

SÓCIOS

Torne-se sócio da AAP

Ficha de inscrição

ARQUIVO FOTOGRÁFICO

Em organização

Ler mais...


A AAP é a mais antiga associação de defesa do património em Portugal e tutela o Museu Arqueológico do Carmo, o primeiro museu de Arte e Arqueologia do país