Agenda cultural /

Programação

 



Dezembro 2018

Heróis há muitos!

Visita Guiada Temática

O que significa ser herói? Será que tem hoje o mesmo significado do que no Passado? Haverá vários tipos de heróis? Através de uma “banda desenhada” gravada na pedra é contada a história de um herói Hindu! Mas esta peça tem dois lados… e o outro lado conta outra história. Nesta visita vamos mostrar ambas as histórias e talvez descobrir que Heróis….há muitos!
Para adultos e famílias com crianças a partir dos 10 anos.
É necessária a inscrição prévia. Informações e incrições para servicoeducativo@arqueologos.pt.

Histórias de Família

Sábados em Família
Para famílias com crianças dos 6 aos 12 anos.

Um Sábado por mês. Uma história surpreendente em cada sábado. Tudo à volta da nossa colecção.

Têm muitas histórias de família para contar? Nós também! E queremos contar-vos uma história muito particular de uma família muito invulgar. De certeza que vão ficar tão entusiasmados que não vão querer perder a oportunidade de criar um objecto que conta a vossa história!

É necessária a inscrição prévia. Informações e incrições para servicoeducativo@arqueologos.pt.



Preto Vermelho Branco Amarelo Azul

Férias de Inverno
Para participantes dos 6 aos 12 anos.

O Homem sentiu-se sempre fascinado pelas cores e sempre tentou criá-las e utilizá-las desde os tempos mais antigos.
Cada cor tem uma história para contar, uma história ligada à história da arte, dos artistas, da nossa colecção e muito mais...
Vamos em cada dia explorar uma cor a partir de técnicas surpreendentes e jogos muito divertidos!

É necessária a inscrição prévia. Preencha a ficha de inscrição.
Informações e incrições para servicoeducativo@arqueologos.pt.

 

Janeiro 2018

A Rainha que Veio do Norte

Visita Guiada Temática

Amanhã é dia de Reis, mas hoje vamos falar de uma Rainha! Da sua história e de como a sua vinda para Portugal esteve na origem da construção do Convento de Mafra. Começam a descortinar de quem estamos a falar? Aqui vai uma pista (talvez para baralhar!): esta Rainha é uma das personagens de um romance de José Saramago. Curiosos? Venham daí descobrir o que tudo isto tem a ver connosco!
Para adultos e famílias com crianças a partir dos 10 anos.
É necessária a inscrição prévia. Informações e incrições para servicoeducativo@arqueologos.pt.

Introdução à Heráldica

Curso Livre

Fornecer conhecimentos sobre a emergência, desenvolvimento, consolidação e actualidade do fenómeno heráldico na sua dupla vertente científica e artística problematizando a sua definição e estudo.
Facultar instrumentos para a abordagem dos seus aspectos técnicos evidenciando contributos deste ramo do saber para o conhecimento da História, da Política Social, da Cultura e da Arte.
Complementar e consolidar a formação autodidáctica obtida através da consulta de livros e de recursos disponíveis na Internet.
Permitir a aplicação prática, para uso pessoal ou profissional, da ciência heráldica e do sistema emblemático desenvolvido no ocidente europeu a partir da segunda metade do século XII.

Para mais informações consulte a página do curso livre.



A Actualidade da cultura romana: vida pública e privada

Acção de Formação


A Cultura Romana deixou, até aos nossos dias, marcas que não podemos desvalorizar. Pretende-se, assim, através desta acção, salientar a articulação do presente com o passado, partindo da observação do mundo em que vivemos para a procura das nossas raízes histórico-culturais: a forma como em nós reside o medo da Morte; como se processam os rituais públicos e privados; como se mantêm, ou não, velhos costumes quanto à alimentação, à educação, ao trabalho e ao ócio; e como ainda hoje nos é fundamental entender o Direito Romano. Por esse motivo, a Associação dos Arqueólogos Portugueses e a Associação CLENARDVS – Promoção e Ensino da Cultura e Línguas Clássicas propõem-se realizar uma Acção de Formação de Curta Duração, que dê a conhecer aos formandos as principais aspectos da Vida Pública e Privada em Época Romana, considerando que o seu conhecimento é imprescindível a uma melhor compreensão do presente, bem como para uma plena fruição de várias manifestações culturais presentes na sociedade.

Para mais informações consulte a página da Acção de Formação.