Agenda Científica /

Associação dos Arqueólogos Portugueses

Próximo evento:

Lançamento do Livro Arqueologia nos Açores: Uma breve história

COmissão de Arqueologia Profissional e Secção de História
22 de Dezembro de 2018 - 17h00
Auditório do Museu Arqueológico do Carmo

Associação dos Arqueólogos Portugueses e e Associação Clenardvs: Promoção e Ensino da Cultura e Línguas Clássicas

de 19 de Janeiro a 2 de Fevereiro de 2018

Sábados das 10h às 12h

A Actualidade da Cultura Romana: Vida Pública e Privada

Acção de Formação
Para mais informações consulte a página da acção de formação.

Comissão de Heráldica

15 de Janeiro a 19 de Fevereiro de 2019

Terças e Quintas-feiras das 18h30 às 20h

Introdução à Heráldica

Curso Livre
Para mais informações consulte a página do curso.

Comissão de Arqueologia Profissional e Secção de História

22 de Dezembro de 2018 - 17h

Auditório do Museu Arqueológico do Carmo

Arqueologia nos Açores: uma breve história

José Luís Neto


“Arqueologia nos Açores – Uma Breve História”, de José Luís Neto, é a primeira obra sobre esta matéria que se publica nos Açores. O livro reflete, de forma despretensiosa, o que têm sido os trabalhos arqueológicos levados a cabo na região e constitui-se como a primeira visão de conjunto da arqueologia no arquipélago e como o primeiro manual de arqueologia dos Açores.

Mais informação

A arqueologia é uma ciência ligada à história que se dedica ao estudo das manifestações culturais e materiais desde o surgimento do homem até ao presente. A sua missão é, pois, por um lado, ajudar-nos a perceber o passado e a ação humana e, por outro, permitir a preservação e narração da história e do património cultural. A arqueologia, ao identificar e datar os vestígios deixados pelas gerações anteriores, constitui-se assim como fundamental na história dos Açores, permitindo um entendimento mais rigoroso dos factos e acontecimentos dos nossos antepassados.

Sendo a arqueologia um trabalho coletivo, esta obra é, pois, o reflexo singular do labor de quantos, ao longo dos tempos, a ela se têm dedicado no arquipélago. “Arqueologia nos Açores – Uma Breve História” é, assim, como o título indica, uma interpretação breve e possível do tema, reunindo e sintetizando todos esses trabalhos, tendo em vista a divulgação dos mesmos junto de quem vive ou visita os Açores. Não explora apenas os achados arqueológicos encontrados nas várias intervenções efetuadas, mas antes, ao reunir o escavado, algum edificado e alguma documentação, procura reconstruir imagens sobre vários aspetos que envolvem a arqueologia enquanto fenómeno cultural nos Açores.

Nota biográfica: 

José Luís Neto, que nasceu em Lisboa, em 1977, cedo manifestou o seu interesse pela arqueologia, o que o levou, desde os quinze anos, ao pó das escavações. Licenciado, mestre e doutor na área, trabalhou em inúmeras prospeções e escavações, de norte a sul e ilhas, tendo desenvolvido relevante trabalho no estudo e recuperação do património de Setúbal, até “atracar”, em 2012, nos Açores, onde tem procurado dinamizar e desenvolver a arqueologia, nomeadamente com o Roteiro do Património Cultural Subaquático e as Cartas de Risco. É autor de uma dezena de livros e de três centenas de artigos nos domínios da arqueologia, arte, história e filosofia, que desenvolve em paralelo com o seu interesse pelo teatro e artes, bem como pela literatura, tendo já publicados um livro de contos, dois romances e uma dramaturgia.

Entrada livre, condicionada à lotação do auditório


Estatutos

Estatutos e Regulamento interno da AAP

Ler mais...

Corpos Sociais

Estrutura hierárquica da AAP

Ler mais...

Secções

Secções que compõem a AAP

Ler mais...

PUBLICAÇÕES

...

Ler mais...

Biblioteca

Gestão de bases de dados bibliográficos

Ler mais...

Arquivo

Base de dados do Arquivo da AAP

Ler mais...

SÓCIOS

Torne-se sócio da AAP

Ficha de inscrição

ARQUIVO FOTOGRÁFICO

Em organização

Ler mais...

A AAP é a mais antiga associação de defesa do património em Portugal e tutela o Museu Arqueológico do Carmo, o primeiro museu de Arte e Arqueologia do país