Biblioteca /

Associação dos Arqueólogos Portugueses

As colecções

O Fundo documental da Biblioteca da Associação é constituído por cerca de 7500 registos bibliográficos, divididos entre títulos monográficos, obras de referência, publicações periódicas e um significativo conjunto de separatas.

Ainda que o idioma dominante seja o português, há também uma vasta bibliografia de obras em francês e inglês, a par de um número reduzido de espécies noutros idiomas, nomeadamente italiano e alemão. 

Para além de um valioso conjunto de obras de Arqueologia, a Biblioteca possui ainda obras de outras áreas temáticas, com destaque para a História de Portugal (incluindo História da Expansão e dos Descobrimentos), História Local, Heráldica, História da Arte, Arquitectura, Antropologia e Etnografia dos antigos territórios colonizados por Portugal, com destaque para Angola, Moçambique e Brasil.

A integração da Biblioteca Antiga no Museu Arqueológico do Carmo

No conjunto, o destaque vai para o acervo designado por Biblioteca Histórica ou Antiga. Com as suas estantes originais, ainda do séc. XIX, localizadas precisamente na sala 4 do Museu Arqueológico do Carmo, que do ponto de vista museográfico foi concebida como uma homenagem aos primeiros presidentes da Associação, Joaquim Possidónio da Silva e Conde de São Januário, esta Biblioteca Antiga assume-se como parte integrante do Museu. 

Criada por Possidónio da Silva nos primórdios da Associação e do seu Museu, esta Biblioteca Antiga, de vocação enciclopédica, foi sendo constituída maioritariamente ao longo da segunda metade do séc. XIX e primeiras décadas do séc. XX, graças em boa parte às obras oferecidas ou depositadas pelos dirigentes da Associação e seus associados, encontrando-se enriquecida com obras que remontam aos sécs. XVI, XVII e XVIII.

Condições de utilização

Respeitando os propósitos que presidiram à sua criação, a Biblioteca da Associação está orientada para uma utilização interna, de apoio às actividades desenvolvidas pela Associação e pelo Museu. A consulta presencial está disponível aos associados da Associação e a investigadores devidamente autorizados pela Direcção da AAP.

O catálogo bibliográfico pode ser consultado em http://bibliotecarqueologos.pt/Opac.

Após a realização de pesquisas on-line no catálogo bibliográfico, para a marcação prévia de uma consulta presencial os interessados deverão contactar o responsável pela Biblioteca, Paulo Gonçalves, através do seguinte endereço: biblioteca@arqueologos.pt.

Estatutos

Estatutos e Regulamento interno da AAP

Ler mais...

Corpos Sociais

Estrutura hierárquica da AAP

Ler mais...

Secções

Secções que compõem a AAP

Ler mais...

RevistaS E MONOGRAFIAS

...

Ler mais...

Biblioteca

Gestão de bases de dados bibliográficos

Ler mais...

Arquivo

Base de dados do Arquivo da AAP

Ler mais...

SÓCIOS

Torne-se sócio da AAP

Ficha de inscrição

ARQUIVO FOTOGRÁFICO

Em organização

Ler mais...


A AAP é a mais antiga associação de defesa do património em Portugal e tutela o Museu Arqueológico do Carmo, o primeiro museu de Arte e Arqueologia do país