Oficina do Carmo


Oficina do Carmo

Actividades de Arqueologia Experimental


A Associação dos Arqueólogos Portugueses e a Prehistoric Skills (Pedro Cura), convidam todos os interessados a fazer uma viagem didática pelas colecções do Museu Arqueológico do Carmo, recriando e reproduzindo alguns dos principais artefactos e actividades do quotidiano das populações da Pré-História até aos dias de hoje.


Preço por actividade - 5€



Programa



# Tema Data
1
Placas de Xisto
Esta actividade consistirá em gravar uma placa de xisto, recorrendo aos mesmos utensílios que seriam utilizados durante a Pré-História. Partindo de um bloco em xisto em bruto, os participantes terão a oportunidade de elaborar grande parte da cadeia-operatória da produção deste artefacto, iniciando com a configuração e polimento de uma placa adicionando, posteriormente, um pequeno orifício com um furador de pedra. A actividade ficará finalizada com a gravação da placa, recorrendo a utensílios em pedra ou em osso, replicando as temáticas decorativas identificadas nos artefactos desta natureza patentes no MAC.

Sábado, 26 de Novembro de 2022
2
Azulejos
Nesta atividade pretende-se transmitir e conhecer a História do Azulejo em Portugal, assim como as suas técnicas tradicionais de pintura. Os participantes vão aprender como transferir um desenho, que cores utilizar e como aplicá-las. A vasta coleção de azulejos do MAC e a sua diversidade temática e gráfica, servirão de inspiração para a produção do exemplar a executar.

Sábado, 17 de Dezembro de 2022
3
Estatuetas em Barro
Sessão que consiste na aprendizagem dos métodos de produção de barro a partir da argila, passando, de seguida, à modelagem e execução de diversas estatuetas, com diferentes tipologias. Cada participante produzirá a sua estatueta, partindo dos diversos objectos expostos no MAC.

Sábado, 21 de Janeiro de 2023

4
Tecelagem
A tecelagem, a par da cestaria, é uma das mais antigas formas de trabalhar fibras naturais. Usando uma réplica de um tear pré-histórico composto por pesos de tear idênticos aos do síito arqueológico de Vila Nova de São Pedro, patente na Sala 1 do MAC, cada participante produzirá uma faixa de tecido. Os tecidos serão fornecidos no workshop, no entanto, convidamos os participantes a trazerem as suas peças em algodão ou linhos para poderem estampar.

Sábado, 25 de Fevereiro de 2023
5
Estampagem
Atividade que procurará transmitir conhecimentos acerca da metodologia de estampagem natural. Através da utilização de acetato de ferro sobre tecidos de fibras naturais (algodão e linho), será, posteriormente, realizada a impressão, extraindo corantes naturais de plantas e flores, numa técnica documentada desde época medieval.

Sábado, 25 de Março de 2023
6
Couro
O couro é uma matéria-prima usada desde Pré-História para o fabrico de diferentes tipos de peças (ex: bolsas, vestuário). Nesta sessão, pretende-se introduzir as bases da produção artesanal de peças em couro, desde do corte, moldagem e cozer o couro, usando exclusivamente réplicas de utensílios pré-históricos.

Sábado, 22 de Abril de 2023
7
Produção de Queijo
Nesta atividade propomos aos participantes que aprendam uma das técnicas tradicionais de fazer queijo de cabra, com flor de cardo, usando réplicas de recipientes cerâmicos pré-históricos, interpretados como queijeiras.

Sábado, 20 de Maio de 2023


Oficina do Carmo
Actividade para Adultos, Famílias, Profissionais e Estudantes de Arqueologia, História e Artes
Organização: Associação dos Arqueólogos Portugueses e Prehistoric Skills.
Idade mínima aconselhável dos participantes - 8 anos.
Duas sessões: Manhã: 10.00 - 13.00 Tarde: 15.00 - 18.00


INFORMAÇÕES ÚTEIS

Inscrições e Informações
Através do email: cesar.neves@arqueologos.pt. É necessária a inscrição prévia na sessão pretendida.

Preço por actividade - 5€

A Associação dos Arqueólogos Portugueses é a mais antiga associação de defesa do património em Portugal e tutela o Museu Arqueológico do Carmo,

o primeiro museu de Arte e Arqueologia do país.