Oficina do Carmo

Actividades de Arqueologia Experimental

A Associação dos Arqueólogos Portugueses e a Prehistoric Skills (Pedro Cura), convidam todos os interessados a fazer uma viagem didática pelas colecções do Museu Arqueológico do Carmo, recriando e reproduzindo alguns dos principais artefactos e actividades do quotidiano das populações da Pré-História até aos dias de hoje.

Preço por actividade - 5€

# Tema Data
Placas de Xisto
Esta actividade consistirá em gravar uma placa de xisto, recorrendo aos mesmos utensílios que seriam utilizados durante a Pré-História. Partindo de um bloco em xisto em bruto, os participantes terão a oportunidade de elaborar grande parte da cadeia-operatória da produção deste artefacto, iniciando com a configuração e polimento de uma placa adicionando, posteriormente, um pequeno orifício com um furador de pedra. A actividade ficará finalizada com a gravação da placa, recorrendo a utensílios em pedra ou em osso, replicando as temáticas decorativas identificadas nos artefactos desta natureza patentes no MAC.

Sábado, 26 de Novembro de 2022
Azulejos
Nesta atividade pretende-se transmitir e conhecer a História do Azulejo em Portugal, assim como as suas técnicas tradicionais de pintura. Os participantes vão aprender como transferir um desenho, que cores utilizar e como aplicá-las. A vasta coleção de azulejos do MAC e a sua diversidade temática e gráfica, servirão de inspiração para a produção do exemplar a executar.

Sábado, 17 de Dezembro de 2022
Estatuetas em Barro
Sessão que consiste na aprendizagem dos métodos de produção de barro a partir da argila, passando, de seguida, à modelagem e execução de diversas estatuetas, com diferentes tipologias. Cada participante produzirá a sua estatueta, partindo dos diversos objectos expostos no MAC.

Sábado, 21 de Janeiro de 2023

Tecelagem
A tecelagem, a par da cestaria, é uma das mais antigas formas de trabalhar fibras naturais. Usando uma réplica de um tear pré-histórico composto por pesos de tear idênticos aos do síito arqueológico de Vila Nova de São Pedro, patente na Sala 1 do MAC, cada participante produzirá uma faixa de tecido. Os tecidos serão fornecidos no workshop, no entanto, convidamos os participantes a trazerem as suas peças em algodão ou linhos para poderem estampar.

Sábado, 25 de Fevereiro de 2023
Estampagem
Atividade que procurará transmitir conhecimentos acerca da metodologia de estampagem natural. Através da utilização de acetato de ferro sobre tecidos de fibras naturais (algodão e linho), será, posteriormente, realizada a impressão, extraindo corantes naturais de plantas e flores, numa técnica documentada desde época medieval.

Sábado, 25 de Março de 2023
Couro
O couro é uma matéria-prima usada desde Pré-História para o fabrico de diferentes tipos de peças (ex: bolsas, vestuário). Nesta sessão, pretende-se introduzir as bases da produção artesanal de peças em couro, desde do corte, moldagem e cozer o couro, usando exclusivamente réplicas de utensílios pré-históricos.

Sábado, 22 de Abril de 2023
Produção de Queijo
Nesta atividade propomos aos participantes que aprendam uma das técnicas tradicionais de fazer queijo de cabra, com flor de cardo, usando réplicas de recipientes cerâmicos pré-históricos, interpretados como queijeiras.

Sábado, 20 de Maio de 2023

Oficina do Carmo
Actividade para Adultos, Famílias, Profissionais e Estudantes de Arqueologia, História e Artes
Organização: Associação dos Arqueólogos Portugueses e Prehistoric Skills.
Idade mínima aconselhável dos participantes - 8 anos.
Duas sessões: Manhã: 10.00 - 13.00 Tarde: 15.00 - 18.00

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Inscrições e Informações
Através do email: cesar.neves@arqueologos.pt. É necessária a inscrição prévia na sessão pretendida.

Preço por actividade - 5€

A Associação dos Arqueólogos Portugueses é a mais antiga associação de defesa do património em Portugal e tutela o Museu Arqueológico do Carmo,

o primeiro museu de Arte e Arqueologia do país.