A Igreja e o Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa (1389-1755)

A Igreja e o Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa (1389-1755)

A Igreja e o Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa (1389-1755)

Célia Nunes Pereira
O livro é composto por dois volumes, sendo o segundo volume uma reprodução facsímile das"Noticias do Real Conv[en]to do carmo de L[i]x[bo]a Occid[ent]al extrahidas de varios Livros impressos, e manuscritos reduzidas a forma Historica. de Frei Miguel de Sá de 1721. Uma das principais fontes utilizadas durante a investigação.

25,00€

«A Igreja e o Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa (1389-1755), da autoria da senhora Dr.ª Célia Nunes Pereira, conservadora do Museu Arqueológico do Carmo trata-se de uma obra relevante de investigação e análise crítica sobre um monumento capital da medievalidade olisiponense.

O livro é um importante contributo sobre um dos mais emblemáticos monumentos do património olisiponense, alvo de constante dinamização turístico-cultural pelo facto de se assumir como importante pólo museológico, gerido pela Associação dos Arqueólogos Portugueses. O estudo era, por isso, não só útil em termos de informação histórico-artística mas necessário como ferramenta de apoio aos públicos que visitam a singular igreja-museu fundada sobre a égide de Frei Nuno de Santa Maria. A autora seguindo com acerto as metodologias da História da Arte, oferece-nos nestas páginas uma visão de um conjunto sobre as sucessivas fases de construção do imponente edifício gótico, no tempo de D. João I, documentando de seguida as campanhas de decoração intestina das capelas, alatares e espaços durante as épocas maneirista e barroca, nos séculos XVII e XVIII, e detendo-se nos efeitos do megasismo de 1755 que em parte destruíu o conjunto monacal carmelita.

Trata-se, em suma, de um importante trabalho de investigação que clarifica as valências essenciais de um dos grandes monumentos de Lisboa e do país.»

Vitor Serrão - Prof. Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Centro ARTIS-IHA-FLUL

O livro encontra-se à venda na loja do Museu Arqueológico do Carmo e aqui.
Se desejar adquirir uma cópia e não puder deslocar-se à loja do museu, envie-nos um e-mail e podemos enviá-lo por correio.

Estatutos

Estatutos e Regulamento interno da AAP

Ler mais...

Corpos Sociais

Estrutura hierárquica da AAP

Ler mais...

Secções

Secções que compõem a AAP

Ler mais...

PUBLICAÇÕES

...

Ler mais...

Biblioteca

Gestão de bases de dados bibliográficos

Ler mais...

Arquivo

Base de dados do Arquivo da AAP

Ler mais...

SÓCIOS

Torne-se sócio da AAP

Ficha de inscrição

ARQUIVO FOTOGRÁFICO

Em organização

Ler mais...


A AAP é a mais antiga associação de defesa do património em Portugal e tutela o Museu Arqueológico do Carmo, o primeiro museu de Arte e Arqueologia do país