22 de Novembro de 2022 a 18 de Fevereiro de 2023

Segunda-feira a Sábado das 10h00 às 18h00

Entrada Gratuita mediante compra do bilhete do museu

Entre Passados

Exposição Individual de Simão Martinez

Curadoria: Célia Pereira

Entre-Passados foi o tema que Simão Martinez escolheu como mote da presente exposição, que nos transporta para tempos idos dentro deste espaço de memórias que é o Museu Arqueológico do Carmo, onde o génio criativo do artista se cruza com as vivências imateriais do edifício, atravessando a sua história, enquanto lugar de oração, meditação e contemplação leiga e monacal, onde o Ser se recolhe.

Mas este cruzamento não se encerra aqui, na medida em que o próprio artista se elege, ele mesmo, como um templo de auto-reflexão dentro deste sacro-espaço, que acolhe todo o tipo de visões (as nossas, as dele e as dos que por aqui passaram, deixando sempre lugar para as que hão-de vir).

Abrindo cenários tocados pela alquimia, vemos permanentemente na sua obra, uma procura pela integração de elementos que testemunham uma comunhão entre a origem do Ser Humano, a Natureza que o recebe e a esfera desejada e desconhecida do Divino. Converte estes três universos, numa linguagem acessível e palpável através de linhas, pontos, manchas, que oscilam entre os estados líquido e gasoso, e que simultaneamente desafiam a gravidade e a existência do conhecido, questionando-as.

Integrando-se no programa de exposições temporárias do MAC, Entre-Passados contribui assim de forma singular para a renovação deste espaço expositivo, com mais de uma dezena de peças, que ligam o percurso artístico de Simão Martinez aos 633 anos de história deste edifício carmelita mandado erguer por D. Nuno Álvares Pereira no coração de Lisboa.

Célia Nunes Pereira
Conservadora do Museu Arqueológico do Carmo